segunda-feira, 5 de abril de 2010

Post de Páscoa

Ontem foi Páscoa, ganhei ovo e tudo, mas de onde vem a páscoa?

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade (a passagem do Mar Vermelho rumo a terra prometida e fuga da escravidão do Egito). É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz", por isso fui na missa ontem. Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação. A páscoa tem diversos símbolos, geralmente a gente estuda isso no fundamental... não vou falar a respeito. Acho mais interessante como calcular a páscoa.

O Concílio de Nicea (325 d.C.) fixou a data da Páscoa no primeiro domingo após a primeira Lua Cheia da Primavera.

Convém, ainda, notar o seguinte:

- A data da Páscoa nunca pode ocorrer antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril. Se o cálculo ultrapassar este último limite, passa para o domingo anterior.

- O dia de Carnaval, sempre à terça-feira, é 47 dias antes da Páscoa. O Dia da Ascensão, numa quinta-feira, 39 dias depois. O Domingo de Pentecostes, 49 dias depois. O Corpo de Deus, numa quinta-feira, 60 dias depois.

Com não desejamos posts grandes, dá pra calcular  a data da páscoa em outros anos no link http://www.arlindo-correia.com/160101.html

Boa Páscoa a todos!

Será que minha amiga finalmente ganhou seu sonho de consumo pascal? (Serenata de Amor n° 23)

2 comentários:

  1. naum amiga .........

    =(

    Até hoje estou esperando o meu Ovo de Páscoa Serenata de Amor n°23

    ResponderExcluir
  2. Esse post vai fazer aniversario heim...rsrs As Alice

    ResponderExcluir